Relógio de ponto: entenda como funciona e como ele auxilia sua empresa

Quem tem empresa sabe que gerir a entrada e saída dos funcionários pode ser desafiador. Nesse sentido, um relógio de ponto pode ser a melhor opção, pois acelera o processo e ainda ajuda a dar mais precisão aos registros.

No entanto, muitas empresas ainda não usam essa tecnologia e recorrem a formas mais antigas e não tão eficientes de registro de ponto, como cadernos e livros, por exemplo.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações sobre esse assunto, para que você entenda como os relógios de ponto funcionam, que tipos existem e como eles podem ser úteis para sua empresa. Então, continue a leitura até o final e confira.

O que é relógio de ponto?

Um relógio de ponto é um dispositivo utilizado para registrar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa. 

Acima de tudo, ele serve para monitorar os horários de entrada, saída e intervalos, garantindo que o expediente seja cumprido conforme as normas trabalhistas. Existem diferentes tipos de relógios de ponto, incluindo os digitais, biométricos e cartográficos.

Como funciona o relógio de ponto?

O funcionamento dos relógios de ponto varia conforme o tipo e tecnologia utilizada. Assim sendo, veja mais detalhes sobre o funcionamento de cada tipo deles.

1. Digital

O relógio de ponto digital é uma ferramenta moderna para registrar a jornada de trabalho dos funcionários. Isso porque ele funciona através de um sistema eletrônico que pode ser acessado por meio de dispositivos como computadores, tablets ou smartphones. 

Cada funcionário tem um login individual, que pode ser feito via senha, cartão magnético ou biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial.

Ao iniciar o expediente, o funcionário registra seu ponto através do dispositivo, que envia os dados para um servidor central. Esse servidor armazena todas as informações de entrada, saída e intervalos. 

Assim, é possível ter um controle preciso e em tempo real da jornada de trabalho. A principal vantagem do relógio de ponto digital é a sua precisão e segurança, que reduz a possibilidade de fraudes e erros humanos. Sem contar que a automatização do processo economiza tempo e recursos, e torna a gestão de pessoal mais eficiente e eficaz.

2. Biométrico

O relógio de ponto biométrico utiliza características físicas únicas dos funcionários, como impressões digitais, reconhecimento facial ou leitura de íris, para registrar a jornada de trabalho. O processo começa com o cadastro das informações biométricas de cada colaborador no sistema.

Ao iniciar o expediente, o funcionário posiciona seu dedo, rosto ou olho no leitor biométrico do relógio de ponto. Em seguida, o dispositivo verifica a identidade comparando os dados capturados com os que já constam no banco de dados. Se a verificação for bem-sucedida, o horário de entrada é registrado automaticamente. O mesmo processo ocorre para registrar a saída e os intervalos.

Esse sistema oferece alta precisão e segurança, pois é praticamente impossível falsificar as informações biométricas. Além disso, os dados são armazenados digitalmente, facilitando a gestão de horários, horas extras e banco de horas. Por fim, a integração com softwares de gestão de recursos humanos permite a geração de relatórios detalhados e a automatização do cálculo da folha de pagamento

3. Cartográfico

Nesse tipo de ponto, cada colaborador possui um cartão de papelão individual, que deve ser inserido no relógio ao iniciar e finalizar o expediente. O relógio, então, imprime automaticamente a data e o horário no cartão, utilizando um sistema interno de engrenagens e dispositivos de impressão.

Para usar o relógio de ponto cartográfico, o funcionário insere o cartão na ranhura do dispositivo. Isso aciona o mecanismo, registrando o horário exato no cartão. Esse processo se repete ao longo do dia para registrar os intervalos e a saída. É preciso também que o departamento de Recursos Humanos faça a coleta dos cartões periodicamente, para utilizar as informações para calcular as horas trabalhadas, horas extras e outras variáveis referentes à jornada de trabalho.

Embora seja um método tradicional e simples, o relógio de ponto cartográfico pode ser suscetível a fraudes e erros humanos. 

Como o relógio de ponto auxilia sua empresa?

Implementar um relógio de ponto significa ter que fazer um investimento na empresa. Porém, esse sistema pode ajudar bastante a sua empresa em diversos aspectos. Veja a seguir os principais benefícios que você pode obter.

1. Menos possibilidade de fraude

Esses dispositivos, principalmente os eletrônicos, garantem que os dados de entrada e saída dos funcionários sejam precisos e confiáveis. No caso dos relógios de ponto biométricos, a identificação ocorre por meio de características únicas, como impressões digitais ou reconhecimento facial, sendo praticamente impossível a falsificação.

Com a eliminação de cartões de ponto em papel, que podem ser facilmente manipulados, e a adoção de sistemas digitais, a empresa assegura que cada registro de horário seja autêntico. Isso evita práticas como o “ponto amigo”, onde um funcionário registra o ponto por outro. 

2. Controle mais preciso dos horários de trabalho

Como já vimos, o relógio de ponto registra automaticamente os horários de entrada, saída e intervalos. Com a precisão dos relógios de ponto, a empresa pode monitorar de forma exata a jornada de cada colaborador. Isso facilita a gestão de horas extras, banco de horas e folgas, e permite uma administração mais eficiente e justa.

Além disso, os dados que os sistemas coletam são armazenados digitalmente, possibilitando a geração de relatórios detalhados e a análise de padrões de trabalho. Tudo isso ajuda a identificar possíveis problemas, como atrasos frequentes ou longas jornadas, e a tomar medidas corretivas.

3. Conformidade com as leis trabalhistas e mais tranquilidade

Por fim, a utilização de relógios de ponto garante conformidade com as leis trabalhistas brasileiras, o que traz mais tranquilidade para a empresa. De acordo com o artigo 74, parágrafo 2º da CLT, empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a manter um controle de ponto, que pode ser manual, mecânico ou eletrônico. 

Quanto mais preciso e confiável for o método que você usar, menor a chance de um funcionário alegar horas extras não pagas, por exemplo.

Gostou de saber mais sobre relógio de ponto, como funciona e como esse sistema pode ajudar sua empresa? Agora escolha o que melhor se adequa às suas necessidades e aproveite todos esses benefícios! Aqui na Estáter Tecnologia temos diversas opções e podemos te auxiliar, entre em contato conosco.

Leia também: Quais os tipos de controle de ponto

Siga nosso Instagram: @estatertecnologia

Confira também essas notícias

×